Juliana Feliz
Do jornalismo à fantasia
Juliana Feliz é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, especialista em Imagem e Som, mestre em Estudos de Linguagens – Linguística e Semiótica (UFMS) e doutora em Ciências da Informação – Jornalismo e Estudos Mediáticos (Universidade Fernando Pessoa, Portugal).
Ao longo da carreira, atuou como jornalista, assessora de imprensa e professora universitária. O trabalho como escritora começou em 2015, quando lançou O sapateiro descalço, livro que conta a trajetória da família Altounian e a diáspora armênia. Em 2017, escreveu o livro histórico dos 40 anos da Famasul, Celeiro de Fartura.
As cinzas de Altivez foi o primeiro do gênero ficção. O livro foi vencedor do The Wattys Awards – 2018 na categoria Heróis em Língua Portuguesa, premiação concedida anualmente pelo Wattpad (Canadá). No ano seguinte, foi indicado ao Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica – 2019 na categoria Narrativa Longa Literatura Juvenil.
Eleita também como uma das Melhores Histórias pela Equipe Embaixadores da Língua Portuguesa do Wattpad em 2019, 2020 e 2022 e livro destaque em 2021. Em 2023, As cinzas de Altivez recebeu a certificação de Bestseller Amazon. O livro que dá continuidade à saga, O enigma de Alvidrar, foi lançado em 2022. O último volume da trilogia está previsto para 2024.
Juliana Feliz é a criadora do Peripécia Deck, o baralho narrativo pensado para ajudar escritores e roteiristas a estruturarem histórias de ficção, seja em obras literárias ou produtos audiovisuais. É também uma ferramenta valiosa para professores de Escrita Criativa, Língua Portuguesa, Literatura e Redação.
Alma de escritora
Natural de São Paulo (SP), 1977, Juliana Feliz começou sua jornada na escrita ainda na infância, e desde então, aventurou-se pela escrita jornalística, acadêmica e literária. Sempre cultivou o gosto pela leitura e por narrativas fantásticas, distópicas e de ficção científica.
Atualmente, é orientadora acadêmica e mentora de escrita de ficção e não-ficção. Ministra oficinas de Escrita Criativa e estuda metodologias para a construção de narrativas. De família luso-brasileira, vive desde 2019 na cidade do Porto, Portugal, com o marido e as três filhas.
PRÊMIOS
The Wattys Award | 2018
As cinzas de Altivez foi vencedor na categoria Heróis em Língua Portuguesa (Wattpad Canadá).
Odisseia Literatura Fantástica | 2019
As cinzas de Altivez foi indicado ao Prêmio na categoria Narrativa Longa de Literatura Juvenil.
Bestseller Amazon | 2023
As cinzas de Altivez entrou na lista dos livros mais vendidos da Amazon Brasil, na categoria Geral.
"Nada é mais mágico que um livro."
Juliana Feliz
Follow @julianafelizescritora
Rotina de escrita fantástica, dicas de leitura e insights literários.
Precisa de ajuda?
Agende uma mentoria para produzir o seu livro de ficção ou não-ficção, incluindo biografias, autobriografias, histórias de família, romances e outros gêneros. Faço leitura crítica e oriento todas as etapas de produção do seu original, desde o planejamento até a última revisão.